Quadril
O quadril abrange uma grande região, com uma formação complexa em que se incluem ossos, cartilagem, ligamentos e músculos. Essa articulação, frequentemente esquecida no dia a dia, chama bastante a atenção quando começa a apresentar um quadro de dor. O relato de alguns pacientes é de que: “só percebi aonde era o quadril quando este começou a doer”.
Um mau funcionamento do quadril acarreta na redução drástica da mobilidade do paciente e também da qualidade de vida e por isso um tratamento eficiente se faz necessário. Conforme a faixa de idade, algumas doenças são mais prevalentes.
O quadril em idosos é extremamente suscetível a lesões como um golpe ou queda, além do desgaste natural. É preciso um cuidado especial com o quadril nessas pessoas. São as lesões causadas por queda a maior parte dos atendimentos nessa faixa etária, podendo ocasionar fraturas do fêmur ou da pelve, essas que podem fazer que o paciente não consiga mais andar, necessitando de um tratamento focado.
Já em jovens, a principal alteração é o Impacto Femoroacetabular, causado por um impacto de ossos do quadril, com dor principalmente em praticantes de atividades físicas. Essa alteração, é uma das principais causadoras de desgaste do quadril, levando ao quadro de artrose.
Uma das principais doenças do quadril é a artrose, podendo acometer pacientes de 20 a 90 anos, é uma doença que atinge a cartilagem, provocando limitação do movimento, dor e perda da qualidade de vida. Existem inúmeros tratamentos para o desgaste do quadril, a depender do nível de evolução do mesmo.
As principais doenças que atingem o quadril são:
Artrose – muitas vezes sentida na parte anterior da coxa ou na virilha, com limitação de movimentos, como por exemplo cortar a unha do pé.
Impacto femoroacetabular – dor na virilha ou em volta do quadril após atividades físicas.
Lesão labral – dor na virilha após alguma atividade.
Bursite – dor na lateral da coxa, ao levantar de uma cadeira, caminhar, subir escadas e dirigir.
Osteonecrose do quadril – morte tecidual da cabeça do fêmur.
Tendinites e tendinopatias - inflamação pode ocorrer devido a uma lesão aguda ou ao desgaste crônico do tendão.
Dor glútea profunda – dor na região posterior do glúteo.
Fraturas do quadril e da pelve - podem causar dor, incapacidade de caminhar, inchaço, hematomas e outras complicações.